Instituto Superior Técnico

Direção de Serviços de Informática

Alojamento

A DSI possibilita a entidades e serviços do IST (departamentos, grupos de investigação e outros serviços e entidades) o alojamento de servidores na sua sala técnica. Consideram-se como fazendo parte integrante deste serviço a disponibilização de:

  • espaço físico para instalação do servidor;
  • energia elétrica e refrigeração com o nível de redundância existente para os restantes serviços da sala técnica;
  • uma ligação à rede informática do IST;
  • um endereço IPv4 público e uma entrada no sistema de DNS do domínio .tecnico.ulisboa.pt. Em caso de necessidade, poderá ser igualmente atribuído um endereço IPv6 público.

Atualmente, é possível garantir uma disponibilidade dos serviços em 99,9% do tempo.

Requisição de alojamento de servidor

O alojamento pode ser requisitado mediante o envio do respetivo pedido para o e-mail dsi@tecnico.ulisboa.pt, especificando os requisitos.

Os pedidos de alojamento estão sujeitos à aceitação do acordo de alojamento de servidor, cujos termos e condições gerais devem ser lidas antes do envio do pedido:

Condições técnicas de prestação do serviço

No âmbito do acordo de alojamento de servidor, as condições técnicas de prestação do serviço de alojamento são as seguintes:

  • Todo o hardware deverá ser adequado à montagem em bastidor (rack);
  • No âmbito deste serviço, a DSI não tem qualquer responsabilidade de gestão e administração da máquina alojada, a qual deverá ser totalmente administrada pelo utilizador. A intervenção física da DSI na máquina limitar-se-á a fazer um “restart” de alimentação,  caso tal seja solicitado;
  • Em condições normais de operação, toda a administração da máquina deverá ter lugar remotamente. Desejavelmente, os servidores deverão dispor de um processador de gestão, de modo a permitir a gestão remota permanente.
  • O acesso à sala técnica da DSI só será possível com acompanhamento de um funcionário da DSI e só é garantido nos dias úteis, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h30. Tal não invalida que este horário possa ser alargado mediante contacto prévio com um técnico da DSI.
  • Desejavelmente, a máquina deverá ser configurada de modo a que o botão de alimentação permita um shutdown ordenado da máquina sem perda de informação. Esta possibilidade deve ser garantida em caso de necessidade de desligamento urgente da máquina e impossibilidade de comunicação com o responsável técnico.
  • O responsável técnico deverá subscrever a lista de mail IST-SysAdm, disponível em mlists.tecnico.ulisboa.pt, de modo a estar ocorrente de avisos que sejam feitos nesta lista relativamente a cortes de energia ou intervenções de manutenção.
  • A DSI reserva-se o direito de alterar o endereço IP em qualquer altura, devendo o responsável técnico proceder às intervenções necessárias para correção da configuração. A DSI garantirá o nome lógico atribuído na altura do acordo de alojamento.
  • O utilizador compromete-se a garantir a segurança lógica do servidor e a realizar as intervenções corretivas na máquina que lhe sejam indicadas pela DSI e que sejam consideradas necessárias para a garantia da segurança da rede do IST.
  • O utilizador compromete-se a garantir que nenhum serviço disponibilizado pela máquina ou software ali instalado viola as  normas gerais da DSI, disponíveis publicamente em http://dsi.tecnico.ulisboa.pt/normas.
  • A DSI poderá desligar a máquina em caso de negligência grave  na administração da máquina, em caso de violação das normas gerais da DSI ou em  caso de problemas ou incidentes de segurança que aconselhem esta intervenção. Nestes casos, a DSI avisará com um prazo mínimo de 24 horas os responsáveis técnicos e administrativos da decisão de desligar a máquina  e respetivos motivos, de modo a ser possível uma ação corretiva atempada por parte dos responsáveis. Excetuam-se situações que possam colocar em causa a segurança da rede interna do IST ou a imagem da instituição, em que o encerramento da máquina pode ter lugar com caráter de urgência e antes da comunicação aos responsáveis.