Instituto Superior Técnico

Serviços de Informática

Certificados Digitais

Para aceder a determinados serviços informáticos do IST, como por exemplo a rede eduroam, é necessário a  instalação do certificado digital de raiz do IST.

Os certificados digitais existem para garantir a confidencialidade da informação trocada entre o computador do utilizador e o servidor. Em particular ao aceder a um website através de ligação segura, este fornece-nos um certificado digital assinado por uma entidade certificadora (por exemplo: TERENA). Quando a assinatura nesse certificado está comprovadamente correta, o browser encarrega-se de o aceitar e, consequentemente, estabelecer a ligação SSL/TLS. Caso a assinatura não seja aceite, a ligação não é estabelecida de imediato pelo browser, pois significará que a chave explicitada no certificado é inválida. Então caberá ao utilizador a tarefa de confiar ou desconfiar do documento recebido.

O IST e a FCCN são duas entidades responsáveis pela emissão e revogação de certificados digitais (X.509).

Certificados para um servidor

Para a emissão de certificados para um servidor do utilizador, como por exemplo um domínio ou IP, os utilizadores podem pedir:

Certificados para uso pessoal

Para a emissão de certificados para uso pessoal, como por exemplo para utilização no e-mail, os utilizadores podem pedir:

  • o certificado digital da Autoridade Certificadora de Raiz do IST. Para que este certificado seja válido é também necessário instalar o certificado digital de raiz do IST.

No Suporte ao Utilizador DSI é possível saber: